Cabelos quebradiços são aqueles que se partem ao menor contato do pente e escovação, possuem pontinhas duplas, são ressecados principalmente nas pontas. Quando o cabelo está nesse estágio de quebra, ele precisa de cuidados especiais para que possa se recuperar, senão ficarão feios, menos saudáveis ainda e podem até cair em todo o cabelo, de tão frágeis que ficam.Para cuidar dos cabelos frágeis e quebradiços você precisa de muita hidratação, nutrição, reconstrução capilar. Veja como cuidar dos seus cabelos, caso estejam muito frágeis.
O primeiro cuidado que você deve ter para recuperar esse cabelo é não usar química. Nada de tinturas, progressivas e descoloração nem pensar –pelo menos por algum tempo, ou até acabar o tratamento. Controle-se.
Em seguida, você deve fazer simples hidratações no cabelo, que podem ser feitas em casa com marcas que não precisam ser necessariamente das mais caras. É importante saber que existem bons cremes de hidratação no mercado, seguindo as indicações das embalagens do tempo de permanencia do creme no cabelo.
Depois da hidratação, vem a nutrição. A nutrição capilar faz a reposição lipidica dos nutrientes do cabelo. Os cremes a base de manteiga de karite, óleos de girassol, etc.Agora é a vez da reconstrução capilar com máscaras anti-age (antiidade) para cabelos que perdem suas propriedades naturais com o tempo. É importante que as marcas contenham em sua fórmulas a queratina, colágeno ou creatina
.Vale lembrar que isso é um tratamento que pode ser feito em casa. No salão os procedimentos são outros e mais rápidos. É importante também evitar o uso de secadores ou chapinhas enquanto trata os cabelos quebradiços.
Dicas para fazer seu cabelo crescer mais rápido
Se o seu cabelo parou de crescer ou está devagar quase parando, alguma coisa pode estar acontecendo com ele. Para você fazer parte da turma da Rapunzel, confira algumas dicas.
O cabelão batendo na cintura nunca sai de moda, por mais que os curtinhos fiquem um arraso. E tem mais: a maioria dos homens também curte uma cabeleira. Mas nem todo mundo consegue ter cabelos longos. Segundo Geová Gouveia, diretor do Phortal do Cabelo (SP) inúmeros fatores podem contribuir para que a média normal de crescimento dos fios, um centímetro por mês, estacione.
Um centímetro ao mês pode parecer muito pouco para suas madeixas, mas não é! Bastam elas pararem de crescer que você logo identifica. Caso isto aconteça, é imprescindível que procure ajuda de um terapeuta capilar ou um tricologista, especialistas em fios. “Fazemos uma análise do couro cabeludo; verificamos hábitos cotidianos, além da genética, hereditariedade e histórico de saúde”, explica o especialista do Phortal do Cabelo. Muitas vezes a questão transcende o terapeuta. “O cabelo pode não crescer por distúrbios hormonais. Neste caso, fazemos o tratamento em conjunto com um médico”, explica.
Uma vez detectado o problema, os experts em estudo dos fios dispõem de várias substâncias para agilizar o crescimento. Boa parte delas é composta de estimulantes da circulação local, através de produtos vasodilatadores, massagens e equipamento de estimulação, como as máquinas a laser ou o infravermelho. “Estes recursos são utilizados depois que foi tratado algum possível problema de saúde”, avisa. Mas corra: quanto antes for detectado o problema, mais fácil será para curá-lo.
2 – Ative sua circulação sangüínea
A má circulação sanguínea é o principal fator que impede o crescimento dos fios. Por isso, trate de dar sangue à sua cabeça! A medula capilar é como se fosse uma espécie de estradinha que leva todas as vitaminas, aminoácidos e minerais – responsáveis pelo crescimento – para o córtex (fio capilar). Ativando a circulação sangüínea e, conseqüentemente, o couro cabeludo, você garantirá que o fio receba todos os nutrientes necessários.BR>
Uma ótima dica para ativar diariamente a circulação sangüínea é massagear o couro cabeludo na hora da lavagem durante alguns minutos. Outra boa opção é virar a cabeça para baixo e passar a escova ou os dedos. Esta posição faz com que o sangue flua com mais facilidade. E não esqueça de beber muita água e da atividade física. O exercício físico faz com que o coração bombeie sangue mais rápido. Resultado: os aminoácidos, vitaminas e nutrientes chegam mais facilmente ao cabelo. Mas fique atenta, pois se você tiver obstrução de alguma veia, ela deverá ser tratada, ou nenhuma destas dicas valerá.
3 – Minimize seus vícios
Se você tem um couro cabeludo sadio, nada interferirá no crescimento do seu cabelo. Além de tomar muito cuidado com o seu organismo, é imprescindível abolir alguns hábitos que podem comprometer a saúde dos seus fios.
– Pare de fumar – a nicotina é uma poderosa vasoconstritora, reduzindo a circulação dos vasos capilares do couro cabeludo, que carregam nutrientes ao fio.
– Não tome banho com água quente – a água pelando estimula a produção das glândulas sebáceas.
– Evite dormir com os cabelos molhados – isso abafa o couro cabeludo, aumentando a oleosidade.
– Retire os excessos de produtos – o ideal é passar o xampu, retirar bem e, depois, aplicar o condicionador apenas no comprimento. Os finalizadores que ficam no cabelo devem passar longe da raiz.
4 – Vitamine-se por dentro e por fora
Sabe aquela velha história de que quem tem uma alimentação saudável tem cabelos mais bonitos? Ela é a pura verdade! E tem mais: uma dieta rica também ajuda no crescimento. Quanto mais vitaminas – por dentro e por fora – melhor. “O organismo absorve muitos nutrientes para os órgãos funcionarem. Como os cabelos são regiões mais periféricas e menos importantes, o que sobra vai para o cabelo”, explica Geová Gouveia.
Cuide da sua saúde e capriche na alimentação, sempre rica em vitaminas. Você também deve utilizar produtos tópicos – por exemplo, os à base de Jaborandi, Ginkgo Biloba, Cafeína e Uréia, que são estimulantes sanguíneos Cremes com alecrim ajudam a controlar a oleosidade e o princípio ativo Capscum (geralmente encontrado na pimenta) é um ativo vasodilatador que melhora a circulação sanguínea “Não adianta lavar a cabeça com café ou tomá-lo para atingir o mesmo objetivo. A cafeína que vem do café solúvel não é uma substância otimizada para o cabelo”, alerta Sheilla Bellotti.
5 – Deixe seu couro cabeludo respirar