Como se livrar das pontas duplas e ressecadas?

Pontas duplas, triplas, quádruplas. As extremidades dos fios podem se abrir em tantas partes que às vezes não dá nem para contar. Esse problema acontece devido à fragmentação da cutícula do cabelo, a parte externa do fio.

O fio de cabelo é dividido em camadas, de dentro para fora, elas estão divididas em: medula, córtex e cutícula. As três camadas são unidas e seladas por meio de proteínas e da gordura natural dos fios.

Para consertar o estrago a melhor opção continua sendo a tesoura. Mas há quem morra de medo que o corte seja mais radical do que o desejado. Se você se encaixa nesse grupo, saiba que existem outras opções. Algumas são para disfarçar o problema, outras para evitar que ele apareça. Coloque-as em prática e deixe seu cabelo crescer leve, solto e livre das pontas duplas. Vamos às dicas

1- Procedimentos de salão

As fãs do secador e da chapinha e as adeptas à escova progressiva, luzes, tintura e outras químicas, precisam de tratamentos específicos, feitos no salão, para evitar as pontas duplas. Os tratamentos mais indicados são os que têm por objetivo reconstruir a massa capilar, como a cauterização e a reconstrução. Além de devolver aos fios as proteínas perdidas, esses tratamentos devolvem às madeixas sua umidade natural, fazendo uma hidratação profunda.

Resultado de imagem para lavando o cabelo no salão

2- Hidratar em casa

Pouco vai adiantar tratar no salão se você não der continuidade ao cuidado em casa. Cabelos ressecados, propensos à formação de pontas duplas, precisam de hidratação a cada 15 ou 30 dias, dependendo do ressecamento.Pouco vai adiantar tratar no salão se você não der continuidade ao cuidado em casa. Cabelos ressecados, propensos à formação de pontas duplas, precisam de hidratação a cada 15 ou 30 dias, dependendo do ressecamento. Pessoas que aplicam química no cabelo precisam de hidratações mais frequentes, ao passo que alguém que apenas sofre as ações da poluição pode adotar uma frequência menor.

Resultado de imagem para creme no cabelo

3- Um corte que não tira o comprimento

Se você foge das tesouras, porque tem pavor de diminuir o tamanho das madeixas ainda que esse seja o preço por um cabelo livre das pontas duplas, saiba que há o corte em que a perda de comprimento é mínima. Posicionando a tesoura paralelamente aos fios é possível fazer um corte de cabelo que diminui as pontas duplas sem perder comprimento.

Resultado de imagem para cortando o cabelo

4- Finalizadores com silicone

Segundo o dermatologista Cláudio Mutti, o silicone disfarça as pontas duplas pois atua como uma cola, unindo as escamas da cutícula. Usado depois da escova, o finalizador com silicone cria uma barreira protetora, controla o frizz e dá muito brilho. Porém, o silicone não é um hidratante e nem funciona como tratamento e, se usado antes da chapinha, pode ‘fritar’ o cabelo e deixá-lo menos saudável.

5- Proteção contra o sol

O sol provoca pontas duplas porque agride especificamente a proteína ceramida, responsável pela união das camadas dos fios. Por consequência, o fio não reterá água e o resultado será um cabelo ressecado, sem brilho e com pontas duplas. Para evitar o dano, invista em cremes sem enxágue com protetor solar, que diminuem o risco de pontas duplas.

Proteção contra o sol  - Getty Images

 

Anúncios

Sobre italianbeautyco

A Italian Beauty nasceu de uma necessidade de atender o mercado em constante crescimento da Cosmetologia e revolucionou a cidade de São Paulo quando iniciou suas atividades. O foco principal é suprir todas as necessidades do mercado de cosméticos, combinando tecnologia, qualidade, segurança e oferecendo aos profissionais, produtos que permitam o aprimoramento de suas técnicas e a expansão máxima de sua criatividade.
Esse post foi publicado em Italian Beauty e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s