Pontas duplas, triplas, quádruplas. As extremidades dos fios podem se abrir em tantas partes que às vezes não dá nem para contar. Esse problema acontece devido à fragmentação da cutícula do cabelo, a parte externa do fio.
O fio de cabelo é dividido em camadas, de dentro para fora, elas estão divididas em: medula, córtex e cutícula. As três camadas são unidas e seladas por meio de proteínas e da gordura natural dos fios.
Para consertar o estrago a melhor opção continua sendo a tesoura. Mas há quem morra de medo que o corte seja mais radical do que o desejado. Se você se encaixa nesse grupo, saiba que existem outras opções. Algumas são para disfarçar o problema, outras para evitar que ele apareça. Coloque-as em prática e deixe seu cabelo crescer leve, solto e livre das pontas duplas. Vamos às dicas
1- Procedimentos de salão
As fãs do secador e da chapinha e as adeptas à escova progressiva, luzes, tintura e outras químicas, precisam de tratamentos específicos, feitos no salão, para evitar as pontas duplas. Os tratamentos mais indicados são os que têm por objetivo reconstruir a massa capilar, como a cauterização e a reconstrução. Além de devolver aos fios as proteínas perdidas, esses tratamentos devolvem às madeixas sua umidade natural, fazendo uma hidratação profunda.
2- Hidratar em casa
Pouco vai adiantar tratar no salão se você não der continuidade ao cuidado em casa. Cabelos ressecados, propensos à formação de pontas duplas, precisam de hidratação a cada 15 ou 30 dias, dependendo do ressecamento.Pouco vai adiantar tratar no salão se você não der continuidade ao cuidado em casa. Cabelos ressecados, propensos à formação de pontas duplas, precisam de hidratação a cada 15 ou 30 dias, dependendo do ressecamento. Pessoas que aplicam química no cabelo precisam de hidratações mais frequentes, ao passo que alguém que apenas sofre as ações da poluição pode adotar uma frequência menor.
3- Um corte que não tira o comprimento
Se você foge das tesouras, porque tem pavor de diminuir o tamanho das madeixas ainda que esse seja o preço por um cabelo livre das pontas duplas, saiba que há o corte em que a perda de comprimento é mínima. Posicionando a tesoura paralelamente aos fios é possível fazer um corte de cabelo que diminui as pontas duplas sem perder comprimento.
4- Finalizadores com silicone
Segundo o dermatologista Cláudio Mutti, o silicone disfarça as pontas duplas pois atua como uma cola, unindo as escamas da cutícula. Usado depois da escova, o finalizador com silicone cria uma barreira protetora, controla o frizz e dá muito brilho. Porém, o silicone não é um hidratante e nem funciona como tratamento e, se usado antes da chapinha, pode ‘fritar’ o cabelo e deixá-lo menos saudável.
5- Proteção contra o sol
O sol provoca pontas duplas porque agride especificamente a proteína ceramida, responsável pela união das camadas dos fios. Por consequência, o fio não reterá água e o resultado será um cabelo ressecado, sem brilho e com pontas duplas. Para evitar o dano, invista em cremes sem enxágue com protetor solar, que diminuem o risco de pontas duplas.