Volume? Sim, mas sob controle!!!

A tirania dos lisos acabou, mas o volume descontrolado está longe de cair nas graças das clientes. Veja técnicas e sugestões para manter os fios bonitos – e alinhados!

download

Por muito tempo ele se tornou uma palavra proibida no mercado de beleza. Constantemente relacionado ao frizz e à falta de cuidados com os fios, o volume foi pouco a pouco conquistando o seu lugar no espaço. Mas de forma controlada!

Hoje, para manter as madeixas dos clientes sempre alinhadas, os cabeleireiros desenvolveram um verdadeiro arsenal de técnicas de corte e truques cosméticos. Assim, além de saírem do salão mais felizes, os clientes podem aprender a lidar com o volume no dia a dia.

“É fundamental saber que volume e frizz não são a mesma coisa. O primeiro é causado pela grande quantidade de fios que temos na cabeça ou, em alguns casos, por um corte mal realizado. O segundo geralmente acontece quando os fios quebram por serem esfregados demais durante as lavagens”.

AS CAUSAS

As condições climáticas são as principais causadoras do volume. “Os cabelos arrepiam para absorver água do ambiente. A exposição ao ar-condicionado, que retira a umidade dos fios, e ainda a porosidade conquistada por causa de determinados tratamentos de saúde, como disfunções hormonais e de tireoide, também deixam os fios mais volumosos.

Outras causas frequentes são a falta de manutenção no corte, a exposição solar sem proteção e a textura dos fios cacheados ou crespos, por causa de suas curvas e afinamento da parte interna.

E há mais razões. “Cabelos muito ressecados pelo uso contínuo de química sem cuidado posterior, como hidratações, também têm mais volume”.

TÉCNICAS REDUTORAS

Mas se as causas são muitas, as formas de remediar o volume também foram aumentando ao longo dos anos. Uma ótima dica é investir na selagem capilar, que tem componentes que hidratam o cabelo e é menos agressiva do que outros procedimentos químicos. “Ela é fundamental antes mesmo do corte”.

Procedimentos químicos também podem ser boas sugestões. Relaxamento, amaciamentos e até alisamento (no caso de cabelos muito crespos) são ótimas pedidas para as clientes que não têm muito tempo de cuidar dos fios no dia a dia.

DICAS

“Escovas à base de ácido glioxílico têm feito sucesso. O procedimento é simples: basta lavar o cabelo com o próprio shampoo da linha e secar 85% da umidade. Então, aplica-se o produto em toda extensão e deixa-se agir por 30 minutos. Depois, é só secar e passar a chapinha em mechas finas”.

Quem não quer mexer na estrutura dos fios pode recorrer a cosméticos que tenham ingredientes redutores de volume. Produtos hidratantes com maior peso molecular são ótimos para esse fim, ainda mais se contarem com ativos como óleo de argan, tutano, manteiga de murumuru, colágeno e ceramidas, que unem as escamas. Manter o fio hidratado e com o corte sempre alinhado ajuda a conter o volume. Mousse, leave-in, silicone, cera, pomada e até spray fixador podem contribuir  para essa causa. Antes de aplicar os produtos nos cabelos, misture na própria mão o cosmético a uma gota de oléo reparador de pontas. Isso contribui para diminuir o volume e potencializa o tratamento.

CORTE NELES!

O volume pode aparecer em todos os tipos de textura, até em cabelos finos. Um corte não adequado  pode gerar volume excessivo.

Pessoas com cabelos cacheados ou “cheios” devem investir em cortes com linhas retas e ficar longe dos desfiados.

Tentar abaixar o volume somente com o secador não é uma boa ideia e pode potencializar o problema. É necessário que se faça algum tratamento prévio. A chance de “espigar” as pontas é muito grande. Não vale também secar o fio levantando a raiz, pois esta é uma técnica para quem gosta de volume nos fios. Outra dica importante é secar o cabelo de cima para baixo, evitando  que a raiz se levante, e dividir  os fios em mechas menores na hora da escovação.

Outra dica, é alisar a franja  com uma escova e torcer o restante dos fios em formato espiral, para deixá-los mais compactados. Um efeito que, vai criar uma bela textura mista e diminuir o volume.

Portanto não faltam dicas para ficar com os cabelos volumosos, mas com tudo sob controle. Espero que tenham gostado!!!!!!!!

Anúncios

Sobre italianbeautyco

A Italian Beauty nasceu de uma necessidade de atender o mercado em constante crescimento da Cosmetologia e revolucionou a cidade de São Paulo quando iniciou suas atividades. O foco principal é suprir todas as necessidades do mercado de cosméticos, combinando tecnologia, qualidade, segurança e oferecendo aos profissionais, produtos que permitam o aprimoramento de suas técnicas e a expansão máxima de sua criatividade.
Esse post foi publicado em Italian Beauty. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s