Um Bom Profissional – Reciclar o Conhecimento

Para dar um upgrade e se destacar como cabeleireiro, inclua na sua fórmula de sucesso cursos em escolas renomadas, atualização constante sobre tendências e produtos e, é claro, muita dedicação para se tornar um expert em todas as habilidades exigidas.

“Para se destacar, tem de ir atrás da informação, que engloba desde novidades no segmento até tendências nacionais e internacionais”, diz Meire Carrel do Lo Studio – SP em uma entrevista á revista Viva Beleza.

Para quem está começando na área, vale não pular etapas e iniciar pelo básico mesmo, ou seja, pelo aprendizado de corte e coloração. Só o conhecimento oferece ao profissional a segurança para sugerir aos clientes ousados cortes e cores que são tendência na estação.Idem na hora de aplicar um novo produto ou uma tecnologia inovadora.

“O bom coiffeur tem de se didicar, cuidar dos clientes e estudar sempre. Eu não tenho hora para entrar ou sair, mas me sinto recompensado. Conhecimento é tudo.” Diz Augusto Evangelista, hairstylist da rede de salões Jacques Janine (SP).

Cursos que merecem atenção

Corte: Mais do que ensinamento essencial para o sucesso na carreira, o domínio das tesouras ajuda a criar a “marca” do profissional. Um bom corte e a técnica usada para realizá-lo, é algo pessoal e intransferível.

Temos dois lançamentos anuais de moda: primavera/verão e outono/inverno. O cabeleireiro tem de estar atualizado com o assunto, acompanhar desfiles, observar revistas e o corte das famosas”, diz Paulo Roberto Bresciani.

Colorimetria: Um profissional costuma se destacar no mercado ao ter pleno conhecimento da arte da colorimetria, que é o processo utilizado para medir e analisar a composição da cor.

No mundo de hoje, no qual as empresas encentivam o uso da coloração caseira, o hair artist precisa mostrar a importância dele nesse processo. Não manchar a raiz ao fazer um retoque, obter um loiro perfeito sem deixar os fios amarelados… Isso precisa ser valorizado”, diz Carlos Oristânio.

Vigagismo: Deixou de ser tendência e tornou-se conhecimento imprescindível para os profissionais antenados com o mundo que têm a intenção de aprender e inovar. O vigagismo permite um estudo das formas, cores e volumes para a criação da imagem do cliente. É por meio dessa técnica que se aprende a respeitar as características física de cada pessoa de modo a obter harmonia estética entre todos os itens da beleza, como corte, coloração e penteado.

Essa qualificação é essencial, pois permite adequar as tendências de moda á imagem do cliente”, defende Paulo Roberto Bresciani.

Conselho de quem entende

 –  O bom profissional deve estar atento ao que mais há de moderno em termos de tecnologia;

 – É essencial olhar para a realidade lá fora. “O mundo está globalizado e, por isso, é importante se interar ao que está acontecendo ao redor”;

 – É preciso investir em conhecimento básico e multidisciplinar;

 – Tenha atenção na hora de escolher o que aprender (a área mais necessitada). 

 

Matéria tirada da revista Viva  Beleza edição de Dez/2010

Anúncios

Sobre italianbeautyco

A Italian Beauty nasceu de uma necessidade de atender o mercado em constante crescimento da Cosmetologia e revolucionou a cidade de São Paulo quando iniciou suas atividades. O foco principal é suprir todas as necessidades do mercado de cosméticos, combinando tecnologia, qualidade, segurança e oferecendo aos profissionais, produtos que permitam o aprimoramento de suas técnicas e a expansão máxima de sua criatividade.
Esse post foi publicado em Italian Beauty. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s